domingo, 13 de maio de 2012

REFLETINDO



Ontem recebi um telefonema da minha grande amiga e comadre Stella Salles, era para me desejar um feliz dia do "PÂE" ( MISTURA DE PAI E MÃE), rimos muito, falamos de vários assuntos, da saudade dos nossos encontros... desligamos e fui almoçar na casa dos meus pais, um delicioso almoço em família, como em quase todos os domingo fazemos.
Voltei para casa e Maria Júlia foi abrir o presente  de dia das mães que as bonecas ou filhinhas , como ela diz, a presentearam, brincados e fomos deitar e assistir o fIlme  "ENROLADOS"  uma adaptação do conto da Rapunzel.
Maria Júlia dormiu, e continuei a pensar:
- QUAL A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA MÃE NA FAMÍLIA?
- COMO SERÁ O FUTURO DA MINHA FAMÍLIA, JÁ QUE SOMOS PAI E FILHA?
- O QUE É MÃE?
 E me veio aquelas frases prontas sobre o amor de mãe...
Não estou querendo aqui desmerecer nenhuma mãe, ou o seu amor, dedicação e doação, mas estou refletindo sobre o século XXI e suas novas ou modernas formas de família.
São inúmeras as situações em que pais, em sua figura masculina,  criam sozinhos seus filhos,  pelos mais inusitados motivos , ou se dedicam e preocupam muito mais.
Acredito  no AMOR, e que  faz toda a diferença. Uma família unida é uma família em pé, forte pra enfrentar qualquer adversidade da vida.
Lembrando dos vários papeis de uma mãe, o cuidado a casa com sua rotina, dos filhos em detalhes como higiene,alimentação, estudos entre outros, e o do pai, como provedor,  o das conversas mais sérias, das brincadeiras mais fortes  e daquela ultima palavra quando a mãe não quer se responsabilizar e diz " pergunta ou pedi para o seu pai".
 É, isso foi no inÍcio do século XX.
(estou rindo...)
A família mudou o provedor agora são os dois,e  há mulheres com salários superiores ao dos homens,e  homens que cuidam da rotina da casa e dos filhos...
Existem famílias que cresceram com a chegada do(a) neto(a) e a filha continua em casa já que é mãe solteira.
 Há mães que deixam os filhos com os avós ou com pai, para que o crie sem qualquer responsabilidade materna.
Há mães que não podem por algum motivo criar seus filhos.
E  aquelas que simplesmente são genitoras.
Também  famílias onde um dos dois ou os dois estão no segundo casamento, e são importantes  no papel de pai ou mãe com os filhos do seu conjuge.
Então pergunto qual a forma certa da família hoje?
O modelo pai, mãe e filho está ultrapassado?
Sei que escolhi ter uma família, somos pai e filha, se estamos na contra mão do formato tido como o ideal,  ainda é uma icogta mas peço a Deus em minhas orações sabedoria e paciência para conduzir a minha família pelo caminho certo.
Vou tentando ser um pai que sozinho tem que tomar todas as decições, amar e corrigir, brincar e educar, rir e falar sério, e o mais difícil cuidar da rotina da casa.
Eu agradeço a Deus pela minha mãe e também pela mãe  da minha filha, que me possibilitou ser pai, ter a minha família que como digo sempre família pai e filha.
Se isso é ser "PÃE" acho que tenho que me dar um presente... risos...
Mas não é um dia específico que determina ou se mostar o amor, dia das mães, dos pais e etc, etc é que devia ser extindo, comemorações comerciais e  às vezes hipócritas. Respeito, agradecimento e amor é um exercício diário e que nos torna  mais próximos das pessoas e  de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário